EDUCAÇÃO FINANCEIRA: A IMPORTÂNCIA DE SE TER PARA NÃO SE ENDIVIDAR

Giovana de Souza COSTA, Márcio Benevides LESSA

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância da utilização da educação financeira. O objetivo do presente trabalho é analisar o impacto da educação financeira na condução do orçamento doméstico dos funcionários de uma empresa do setor sucroalcooleiro, verificar quais motivos impedem as famílias de utilizarem um planejamento financeiro, talvez por uma ideia de complexidade, falta de conhecimento, orientação; analisar os fatores que podem ser classificados como maiores vilões do endividamento; identificar as reais dificuldades frente ao hábito de poupança e investimentos e incentivar o uso de ferramentas orçamentárias.

Justifica-se o presente trabalho dado a importância do equilíbrio orçamentário, a educação financeira visando diluir o endividamento, estimulando a formação de poupança para fazer frente às melhores opções de compra e qualidade de vida.

No primeiro capítulo será abordado o conceito de economia, a importância do estudo das necessidades, questões como curva de indiferença e linhas de restrição orçamentária. No segundo capítulo será tratada a questão do consumo, poupança e planejamento. No terceiro capítulo será abordada a questão da educação financeira, conceito, utilização, importância e endividamento. E, por fim, no quarto capítulo será feito um estudo de caso levando em conta um projeto de educação financeira adotado numa empresa do setor sucroalcooleiro, localizada no interior do estado de São Paulo.

Palavras-chave: educação financeira, endividamento, planejamento.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.