UMA ESTRUTURA PARA AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE SISTEMAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTOUMA ESTRUTURA PARA AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE SISTEMAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

João Pedro ALBINO, Nicolau REINHARD, Silvina SANTANA

Resumo


Resumo

Os sistemas de gestão do conhecimento (KMS – Knowledge Management Systems) buscam oferecer uma estrutura para impulsionar o compartilhamento do capital intelectual da organização de forma que os recursos investidos em tempo e tecnologia sejam efetivamente utilizados.

Pesquisas recentes têm mostrado que algumas empresas investiram milhares de dólares para a implantação de processos de gestão do conhecimento em suas organizações. Outras ainda estão em processo incipiente de implantação. Observa-se, porém, que tais iniciativas não têm dado o retorno esperado.

Nesta pesquisa chamamos atenção a um problema emergente o qual os recentes estudos do fenômeno de compartilhamento do conhecimento não têm contemplado devidamente: a dificuldade entre o esforço para desenvolver e implantar projetos de gestão de conhecimento nas corporações, e a sua efetiva utilização.

O objetivo deste trabalho é o de propor uma infraestrutura de auditoria que permita diagnosticar a situação atual dos processos e atividades da organização, visando prepará-la para avaliar sua real necessidade de gestão de conhecimento.


Texto completo: PDF