A DEFINIÇÃO DOS PRINCIPAIS ANTECEDENTES DOS AGRICULTORES FAMILIARES NA INTENÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO APP MOBILE NA PRORROGAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS RURAIS

Jorge Andre Briza, Sheila Farias Alves Garcia, Lesley Carina do Lago Attadia Galli

Resumo


Objetivo: Identificar os impactos dos principais antecedentes na intenção de uso do app mobile na prorrogação de empréstimos rurais para agricultores familiares.

Metodologia/abordagem: foi realizada investigação por meio de estudo de caso, com abordagem qualitativa por meio de entrevistas. A abordagem do público-alvo permitiu mapear 3 diferentes níveis atuantes de funcionários de uma determinada instituição financeira.

Principais resultados: o resultado do modelo indica que a intenção de uso é influenciada pela percepção de utilidade, facilidade de uso, confiança e risco.
Contribuições teóricas/metodológicas: o foco no nicho de produtores rurais familiares permite o aprimoramento do conhecimento existente sobre os principais construtos de aceitação de tecnologia bancária.

Relevância/originalidade: a  pesquisa realizada no lançamento da ferramenta digital de prorrogação de empréstimos, concomitante à restrição de circulação e isolamento social impostos pela pandemia do Covid-19, permitiu verificação valorativa.

Contribuições sociais/para a gestão: permitirá que as instituições financeiras aperfeiçoem estratégias de relacionamento com esse nicho.