PRESENÇA DA TRADIÇÃO DO TEATRO MEDIEVAL NO AUTO DE NATAL DE NATAL DE MORTE E VIDA SEVERINA, DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO

Monica de Oliveira FALEIROS, Marcelo Henrique da SILVA, Susany Ferreira GONÇALVES

Resumo


Publicada pela primeira vez em 1956, na coletânea intitulada Duas águas, Morte e vida Severina: auto de natal pernambucano faz parte do conjunto de obras de João Cabral de Melo Neto cuja vertente é, não só, mas também, a de abordagem da temática voltada para a preocupação social, quanto aos problemas do Nordeste brasileiro: seca, fome e miséria; mas, apesar disso, não deixa de atingir uma dimensão universal, na medida em que tangencia dramas humanos. Essa obra é a mais popular de João Cabral, pois foi amplamente divulgada por meio do teatro, da televisão e da
música de Chico Buarque de Holanda. Seu texto incorpora, - segundo o próprio poeta, em entrevista a A. C. Secchin (1985) -, elementos da tradição ibérica e os combina aos do folclore pernambucano, tudo isso em forma de teatro, cujo gênero define-se, no subtítulo da obra, como auto, que é uma forma dramática tipicamente medieval ibérica.
Diante disso, o objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é propor, sobre a obra Morte e vida severina: auto de natal pernambucano, uma leitura que contemple reflexões sobre a relação existente entre a escolha de um gênero antigo e sua reapresentação no contexto da modernidade, estudando, portanto, como a tradição medieval se manifesta nesta peça de João Cabral e, ao mesmo tempo, quais os aspectos que a situam na modernidade; além disso, buscamos explicar de que maneira esse processo construtivo se transforma em sentido na obra. Para a realização deste trabalho, partiremos dos estudos de Bosi (2012), Barbosa (1974; 1996; 2001;2005; 2009), Secchin (1985), Campos (2006), Melo Neto (1994 e 2003) e Prado (1987; 2003).

Texto completo: PDF