O PODER CRIATIVO E INOVADOR DAS EMPRESAS: QUAIS FATORES DO CLIMA ORGANIZACIONAL PODEM INFLUENCIAR A CRIATIVIDADE E A INOVAÇÃO?

Fernando Henrique Aguiar, Rogerio Scabim Morano, Alcides Barrichello, Caio Sposito Kuperszmit, Marcus Vinicius Ferreira, Patricia Vila Orsi, Vinicius Mello Mencaroni

Resumo


O principal objetivo deste trabalho é verificar em quatro empresas quais são principais fatores do clima organizacional que podem influenciar a capacidade de criatividade e inovação de cada colaborador perante sua respectiva empresa. Alguns dos fatores que compõem o clima organizacional, citados nos artigos selecionados, são: motivação; saúde e bem estar; disposição física dos setores; trabalho sob pressão; relacionamento e cooperação. Para fundamentar o objetivo, as hipóteses e a metodologia, realizamos a revisão de 13 artigos que estudam o clima organizacional e os fatores que o envolve. Entre eles, um estudo que relaciona a motivação e o clima organizacional. Outro estudo, que utilizamos para levantar uma hipótese, é um que procura identificar o quanto a pressão sob o funcionário pode influenciar no seu desempenho criativo. Através da observação e entrevista, foi possível levantar os principais fatores do clima organizacional que podem influenciar na capacidade de criar e inovar, concluindo também que as ações aplicadas nos pilares apresentados são fundamentais no processo criativo e de inovação.

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .