ANÁLISE DOS QUATRO MAIORES BANCOS DO PAÍS NO PERÍODO DE 2005 A 2012

Jose Odálio Santos, Alexandre Franco Godoi, Mario José Montini, Paulo Romaro, Valeria R Bertoncelo

Resumo


O setor bancário do país sofreu nas últimas décadas forte processo de regulamentação, transformação e consolidação por meio de processos de fusões e aquisições, sendo um dos segmentos responsáveis pelo expressivo número de operações envolvendo combinação de negócios no país. Isso ocorreu principalmente em função da busca pelas instituições deste setor por economias de escala e maior poder de mercado, o que contribuiu para a redução do número de instituições que atuam no país.
Os resultados das empresas do setor vêm mostrando satisfatórios indicadores de desempenho financeiro e solidez, o que têm refletido também no valor atribuído às instituições financeiras pelos agentes de mercado. Mesmo durante a crise mundial de 2008, de modo geral, os resultados permaneceram positivos.
No último ano, muito embora tenha sido apresentada uma queda nos lucros, os bancos brasileiros continuam a apresentar sólidos indicadores de capital, liquidez e alavancagem e as perspectivas continuam ainda sendo favoráveis para o setor.
Para ajudar na compreensão do desempenho das organizações que integram o setor e na criação de valor para as empresas e seus acionistas, métricas como o EVA®- Economic Value Added, o MVA® - Market Value Added e o retorno em excesso, surgiram dentro da área de finanças como ferramentas para avaliação do desempenho das organizações.
Vantagens e limitações dessas métricas podem ser identificadas nos estudo das finanças corporativas, muito embora não possa ser deixado de ressaltar a sua utilidade em termos de avaliação de desempenho. Outros elementos necessariamente devem ser determinados para possibilitar a aplicação das métricas de gestão baseada em valor mencionadas, podendo ser destacado o beta (β) e o CAPM - Capital Asset Pricing Model.
O beta (β) trata-se de uma medida estatística da volatilidade do preço de ações com relação à carteira referencial de mercado e representa o risco sistemático e específico da empresa e/ou de seu setor de atuação. Já o CAPM é muito utilizado nas operações do mercado de capitais, nas decisões de orçamento de capital, na determinação da taxa de retorno requerida pelos investidores e estimar o retorno desejado para cada segmento de negócios e avaliar o desempenho econômico, em termos de criação de valor, para as empresas que operam com várias unidades de negócios com diferentes riscos.
Neste contexto emerge a problemática da pesquisa que se refere a: Os bancos brasileiros com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, no período compreendido entre 2005 à 2012, a partir dos resultados apresentados proporcionaram a criação de valor aos seus acionistas?
Adicionalmente foram determinados o CAPM e o LOA – Lucro Operacional Ajustado, e analisados o efeito de fatores como a crise econômica mundial, as fusões e aquisições realizadas no setor e a redução da taxa de juros sobre a criação de valor no período analisado.
Por fim, espera-se que os resultados possam contribuir com os estudos empíricos dentro desta área e com futuras pesquisas que possam ter desdobramentos a partir desta.

Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .