A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL COM VISTAS À SAÚDE, MEDICINA DO TRABALHO E CONSCIENTIZAÇÃO DOS TRABALHADORES: UM ESTUDO DE CASO NA CONSTRUTORA C.V. LOPES LTDA.

Ana Paula Degrande da SILVA, Drieli Malta BATISTA, Jéssica Larissa Lacerda BEGO, Menisa Pilar SANTANA, Augusto Aparecido MAZIER

Resumo


O objetivo deste artigo é discutir a importância da Gestão da Segurança na Construção Civil, através do suporte teórico que apresentará os principais sistemas, por meio das Normas Regulamentadoras (NRs) e implantação das mesmas. Os acidentes de trabalho ocorrem pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporário, sendo assim existe os meios de prevenção dos mesmos, que tem intuído de assegurar as condições físicas e psicológicas do trabalhador, através de treinamentos e a utilização adequada dos EPI’s, ressaltando a importância da Medicina do Trabalho para garantir a saúde e bem estar dos colaboradores. Identificará os principais motivos que devem ser considerados, para que as empresas do ramo da Construção Civil possam investir em Segurança e Saúde do Trabalho, bem como apresentar algumas boas práticas relacionadas a este tema. Trata-se de uma pesquisa descritiva, explicativa, bibliográfica e será apresentada a descrição dos meios de prevenção da Construtora C.V. Lopes.

Palavras-chave: segurança do trabalho; medicina; conscientização dos trabalhadores; C.V. Lopes.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.