O CONSUMIDOR CONSCIENTE E OS PRODUTOS NATURAIS ECOLOGICAMENTE CORRETOS NO MERCADO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS DA CIDADE DE FRANCA. UM SIMPLES FATO OU UMA TENDENCIA?

Fernanda Silva Peixoto, Giovana Rodrigues, Marilia Derminio de Barros, Michele Aparecida Lara Ribeiro, Orivaldo Donzelli

Resumo


as questões ambientais vêm sendo vistas como um assunto polêmico, já que a industrialização a urbanização e a globalização têm causado sérios impactos ao meio ambiente, e a qualidade de vida, devido a produção de produtos em massa, como os alimentos que são produzidos com aditivos químicos, agrotóxicos, com alterações genéticas, os transgênicos, poluindo o solo, lençóis freáticos, produzindo alimentos com menos valor energético, nutritivo e contaminados o que causam  varias doenças, as quais podem levar ate a morte, decorrente desta problemática surgem vários estudos como o caso dos alimentos funcionais que estabilizam a saúde e podem ate curar doenças. Percebemos que o consumidor vem se preocupando cada vez mais com sua alimentação e também com o meio ambiente. Dessa forma vem surgindo o consumidor consciente que busca um equilíbrio entre a satisfação pessoal e a preservação ambiental obtendo resultados satisfatórios para a sociedade e o meio ambiente. A educação alimentar tem grande influência na satisfação pessoal do consumidor consciente, pois é possível evitar desperdícios, excesso alimentar e também ajudar a reduzir a carência da população.

 

Palavras-chave: Gestão Ambiental, Desenvolvimento sustentável, Contaminação dos alimentos, Produtos ecológicos, Produtos naturais e Consumidor consciente.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.