A MOTIVAÇÃO DE COLABORADORES PELAS VIAS DOS PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: um estudo na Amazonas Produtos para Calçados Ltda.

Fabrícia Pires de Vilhena, Flávia Rodrigues dos Santos, Gisele Honorato Castilho Borges, Janne Maria Barbosa Silva, Vinicius Berdú Andrade Silva, Doroti Daisy Mantovani

Resumo


Grandes transformações vêm ocorrendo nas organizações, pois vários fatores contribuem para esse novo cenário como: a globalização, as mudanças tecnológicas frequentes e a competitividade de mercado. Consequentemente, as empresas estão se adequando para essa realidade.  O cotidiano dos colaboradores também vem sofrendo muita pressão para se adaptar a esse novo estilo de vida profissional, pois exige do trabalhador maior capacitação, disposição e comprometimento nas atividades exercidas gerando ao funcionário um acúmulo de estresse e pressão psicológica, física e social. Com isso as empresas estão valorizando a implantação de programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), buscando assim, maior satisfação dos colaboradores e integrando suas famílias dentro desses projetos, visando melhores resultados financeiros para a instituição. Trata-se de uma pesquisa descritiva, explicativa e bibliográfica, utilizando o caso da empresa Amazonas Produtos para Calçados Ltda., com o objetivo de verificar a importância dos programas de QVT para a motivação de funcionários com vistas à garantia do comprometimento organizacional.

 

Palavras-chave: qualidade de vida no trabalho; motivação; comprometimento organizacional.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.