APLICAÇÃO E ANÁLISE DA PRODUÇÃO ENXUTA E DA GESTÃO DA QUALIDADE EM UMA PEQUENA MARCENARIA

Sabrina Andrade Melo REIS, Gabriely Lombardi SOUZA, Gabriela Freitas FERNANDES, Maria Clara Bachur MELLEM, Flávio Henrique de Oliveira COSTA, June TABAH, Aletéia Cordeiro LEAL, José Vitor Pereira MIGUEL, Maurício de Azevedo VALENTINI

Resumo


O artigo teve como objetivo identificar e analisar se a produção é do tipo enxuta e aplicar ferramentas da qualidade para detectar possíveis desperdícios e auxiliar na gestão da produção e no planejamento, controle e qualidade da produção e de produtos. A metodologia foi iniciada com uma pesquisa da literatura, de caráter exploratório e em seguida o desenvolvimento de um estudo de caso em uma marcenaria de pequeno porte na cidade de Franca/SP, em parceria com o SEBRAE. Tudo tem início na gestão da qualidade, que parte do PDCA, um método iterativo de gerenciamento para controle e melhoria contínua dos processos e dos produtos, assim, foi aplicado algumas ferramentas como a lista de verificação, e o FMEA, e foi possível identificar as principais causas dos defeitos encontrados e o número de ocorrências. Com o estudo, foi possível apresentar propostas de melhoria, na qual, através da gestão visual e da aplicação do método do 5S, será possível facilitar e diminuir as ocorrências de desperdícios, auxiliando no seu planejamento e custos.

Palavras-chave: Desperdícios. Gestão da Qualidade. Gestão da Produção. Planejamento e Controle da Produção e de Produtos. Produção Enxuta.

Texto completo: PDF